Caro(a) Visitante!!!!

Seja bem vindo ao Blogue da Paróquia de Nossa Senhora do perpétuo socorro.

HISTÓRIA


PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
SETE QUEDAS - MS

A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Sete Quedas, foi criada por portaria de 4 de Março de 1978, de Dom Frei Teodardo Leitz, o então bispo de Dourados. Foi provida do seu primeiro pároco por portaria de 19 de Março de 1978, o reverendíssimo senhor padre Joaquim Antunes Lopes Valente (membro da Sociedade Missionária da Boa Nova), nomeado pelo mesmo Bispo diocesano. Desde a sua origem, essa paróquia tem sido assistida pelos missionários da Boa Nova. Atualmente estão os padres Isidro Albino José, Capingana Marcolino e Kaquinda Dias, todos eles missionários do Instituto acima mencionado.  

MUNICÍPIO
Sete Quedas - É um município brasileiro da região Centro-Oeste, situado no estado de Mato Grosso do Sul.
Localização - O município de Sete Quedas está situado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, no Sudoeste de Mato Grosso do Sul (Microrregião de Iguatemi). Localiza-se a uma latitude 23º58'13" sul e a uma longitude 55º02'08" Oeste.
Distâncias:
Geografia física
Solo - A predominância é de solos minerais não hidromórficos, Argissolos bem desenvolvidos, profundos e, geralmente, bem drenados. Variam muito quanto à fertilidade, com textura predominantemente arenosa e média e Gleissolos.
Relevo e altitude - Está a uma altitude de 407m. O município de Sete Quedas encontra-se na Região dos Planaltos Arenítico-Basálticos Interiores, com unidade geomorfológica; Divisores das Sub-Bacias Meridionais.
Apresenta Modelados Planos-P, relevo plano, geralmente elaborado por várias fases de retomada erosiva; Modelados de Dissecação – D, com relevos elaborados pela ação fluvial e Modelados de Acumulação Fluvial – Af, área plana resultante de acumulação fluvial sujeita a inundação periódica.
Clima, temperatura e pluviosidade - Está sob influência do clima subtropical (CFA) do sul de Mato Grosso do Sul e apresenta índice efetivo de humidade com valores anuais vaiando de 40 a 60%. A precipitação pluviométrica anual varia entre 1.500 a 1.700mm anuais, excedente hídrico anual de 800 a 1.200mm, durante cinco a seis meses e deficiência hídrica de 350 a 500mm, durante quatro meses. É uma das cidades mais frias de Mato Grosso do Sul devido a três fatores a seguir: Sua latitude/posição sul ao trópico de capricórnio, sua altitude em relação a outros municípios do estado e sua posição em relação à recepção de massas polares vindas da Argentina passando pelas fronteiras paraguaias adicionadas com a humidade advindas do pantanal e da região amazônica, fator ao qual mantém-se sempre mais fresca que as demais cidades do estado. Possível ocorrência de geadas e até neve.
Hidrografia - Está sob influência da Bacia do Rio da Prata. O rio Iguatemi é afluente pela margem direita do rio Paraná e sua nascente se localiza no município de Aral Moreira; limite entre os municípios de Tacuru e Sete Quedas.
Vegetação - Se localiza na região de influência do Cerrado. A vegetação revela o domínio da Floresta Estacional Semidecidual, apresentando fisionomias de Cerrado e, devido às ações antrópicas, vem cedendo lugar às atividades agropecuárias, ampliando o domínio da pastagem.
Geografia política
Fuso horário - Está a -1 hora com relação a Brasília e -4 com relação a Meridiano de Greenwich (Tempo Universal Coordenado).
Área - Ocupa uma superfície de 825,925 km², representando 0.2313% do Estado, 0.0516% da Região e 0.0097% de todo o território brasileiro..
Subdivisões - Sete Quedas (sede).
Arredores - Faz fronteira ao sul com Corpus Christi, no Paraguai, ao norte com o município de Tacuru, ao leste com o município de Japorã e ao oeste com o município de Paranhos.
História - Surgiu como consequência da implantação do projeto integrado de colonização, criado pela portaria nº 1.478, de 4 de outubro de 1973, da Presidência do INCRA no dia 4 de abril de1974. Iniciou o projeto do novo núcleo urbano que passou a distribuir lotes aos interessados. O primeiro contemplado, foi Clestino Martins dos Santos, e as primeiras edificações foram uma pensão, de João Aroni de Almeida, e um bar, de Levi Borges de Lima. Foi elevada a distrito pela Lei nº 3.765, de 30 de junho de 1976 e no ano seguinte a região passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul. O município é criado pela Lei nº 73, de 13 de maio de 1980 e instalado em 22 de junho de 1981
Demografia - Sua população estimada em 2011 era de 10.768 habitantes.
Economia - As principais fontes de renda são a pecuária bovina, soja e o cultivo da mandioca.


NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO - Padroeira
Na ilha de Creta havia um quadro da Virgem Maria muito venerado devido aos estupendos milagres que operava. Certo dia, porém, um rico negociante, pensando no bom preço que poderia obter por ele, roubou-o e levou-o para Roma. Durante a travessia do Mediterrâneo, o navio que transportava a preciosa carga foi atingido por terrível tempestade, que ameaçava submergi-lo. Os tripulantes, sem saber da presença do quadro, recorreram a Virgem Maria. Logo a tormenta amainou, permitindo que a embarcação ancorasse, sendo salva num porto italiano. Algum tempo depois o ladrão faleceu e a Santíssima Virgem apareceu a uma menina, filha da mulher que guardava a pintura em sua casa, avisando que a imagem de Santa Maria do Perpétuo Socorro deveria ser colocada numa igreja.
O milagroso quadro foi então solenemente entronizado na capela de São Mateus, em Roma, no ano de 1499, e aí permaneceu recebendo a homenagem dos fiéis durante três séculos, até que o templo foi criminosamente destruído. Os religiosos se dispersaram e a santa caiu no esquecimento. Finalmente em 1866 a milagrosa efígie foi conduzida triunfalmente ao seu atual santuário por ordem do Santo Padre, que recomendou aos filhos de Santo Afonso de Ligório: - "Fazei que todo o mundo conheça o Perpétuo Socorro".
ORAÇÃO - Ó Senhora do Perpétuo Socorro, mostrai-nos que sois verdadeiramente nossa Mãe obtendo-me o seguinte benefício: (faz-se o pedido) e a graça de usar dela para a glória de Deus e a salvação de minha alma.
Ó glorioso Santo Afonso, que por vossa confiança na bem-aventurada Virgem conseguistes tantos favores e tão perfeitamente provastes, em vossos admiráveis escritos, que todas as graças nos vêm de Deus pela intercessão de Maria, alcançai-me a mais terna confiança para com nossa Mãe do Perpétuo Socorro e rogai-lhe, com instância, me conceda o favor que reclamo de seu poder e bondade maternal.
Eterno Pai, em nome de Jesus e pela intercessão de nossa Mãe do Perpétuo Socorro e de Santo Afonso, peço-vos me atendais para vossa glória e bem da minha alma. Amém.
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro,
rogai por nós.
(Rezar, durante nove dias, nove Ave-Marias e, no final, a oração acima.)